quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Como fazer babyliss: aprenda passo a passo com as dicas dos cabeleireiros

Desde que a modelo Gisele Bündchen apareceu com suas ondas, o babyliss se tornou um instrumento essencial para as mulheres. O babyliss é um aparelho em formato circular de metal que serve para modelar o cabelo criando cachos e ondas.
Os modelos tradicionais vêm com uma pinça que ajuda a prender o cabelo no aparelho e facilitar o manuseio. A parte de metal, quando o aparelho é ligado na tomada, esquenta e, com isso, os fios se moldam criando efeitos lindos no cabelo.
“Nenhuma cliente quer mais sair do salão com o cabelo chapado. Os cachos e ondas estão em alta”. As mulheres hoje em dia desejam movimento e volume em seus cabelos e o babyliss ajuda nessa transformação.
O cabelo feito com o babyliss é perfeito para todas as ocasiões. “Não existe hora, lugar ou idade para usar o babyliss”, declara Nilcéia. Ela ainda orienta que deve-se optar por fazer ondas mais soltas e naturais com o babyliss e evitar os cachinhos pequenos que se assemelham ao cabelo infantil.
O babyliss serve para sair da rotina e a mulher pode fazer um cabelo com movimento para usar em festas, casamentos e eventos mais poderosos.
O babyliss pode ser feito em qualquer cabelo, mas o tamanho de fio médio a longo é o melhor para se fazer. “O cabelo tem que estar no mínimo na altura do ombro, para que o volume não fique centralizado, a raiz deve estar mais cômoda e o movimento deve estar nas pontas”.

Fazer babyliss não é tão difícil quanto parece. Para ajudar, abaixo você confere um passo a passo com as dicas que você precisa saber para não errar e fazer um babyliss lindo e com muito movimento. Mas antes é importante conhecer alguns truques que os cabeleireiros passaram para ajudar na hora de fazer o babyliss.
 A escolha do tamanho do aparelho é fundamental para ter o efeito desejado. “Escolha o tamanho do babyliss de acordo com o tipo de cachos que você deseja e o seu tipo de cabelo.” Por exemplo, para ondas mais suaves, o ideal é um babyliss mais grosso. Já para cachos mais definidos, sugere-se usar um babyliss de menor espessura. A temperatura não pode estar muito elevada, pois danifica os fios. “Use sempre protetor térmico”, alerta a cabeleireira.
O cabelo repicado deixa o babyliss mais interessante e com movimento. “Se você tem cabelo com progressiva, use um leave-in um pouco mais forte para manter os cachos”. O condicionador por ser dispensado quando for fazer o babyliss e lembre-se de pegar uma mecha que não ultrapasse a largura de um dedo, quanto mais fina for a mecha, mas natural fica o efeito do babyliss.
 O protetor térmico para proteger o cabelo é um truque indispensável para quem fará babyliss. “O mouse de fixação e volume, para manter o cacho e deixar o cabelo com memória, deixando o aspecto ondulado por mais tempo”, é outro truque que ele revela.

Passo a passo do babyliss

  1. Lave o cabelo sem usar muito condicionador ou até mesmo evitando o produto;
  2. Aplique um protetor térmico antes de começar a secar, ele irá amenizar os danos do secador e do babyliss em seus fios;
  3. Caso seu cabelo não tenha muito volume, vale a pena aplicar um mousse;
  4. A secagem do cabelo é o próximo passo. A dica que Nilcéia dá é levantar a raiz na hora de secar e fazer uma escova modelando as pontas dos fios;
  5. Depois de secar o cabelo por completo, chegou a hora de fazer o babyliss. O primeiro passo é separar o cabelo em mechas e passar um leave-in que ajudará tanto a proteger do calor, quanto a fixar e durar mais os cachos;
  6. Deixe o babyliss em uma temperatura média, isso ajuda a não danificar tanto os fios e, ao mesmo tempo, é ideal para modelar;
  7. Comece a fazer o babyliss da parte de trás da cabeça;
  8. Separe uma mecha do tamanho de um dedo e enrole o cabelo da ponta até a raiz, deixando uns cinco centímetros de sobra do couro cabeludo. Caso você queira fazer ondas e não cachos, não enrole a ponta;
  9. Mantenha o cabelo no babyliss durante uns 10 a 15 segundos, o tempo varia conforme o tipo e a quantidade de cabelo. Ao soltar o cabelo, segure o cacho enrolado até que o cabelo esfrie. Se quiser que o cacho dure mais, prenda com um grampo e só solte ao finalizar os cachos em todo o cabelo;
  10. Repita o procedimento em cada uma das mechas e, para deixar o cabelo com mais movimento, alterne o sentido, fazendo um cacho para o lado direito e outro para o esquerdo.
  11. Ao finalizar o processo, solte os cachos dos grampos e arrume-os do jeito que desejar. Como último passo, utilize um spray de fixação para que os cachos durem muito tempo.

Atenção! É importante frizar que o babyliss geralmente vai “pegar” e durar mais em cabelos que já sejam ondulados e que sejam virgens. Cabelos com muita química, especialmente com progressiva, tendem a ter uma durabilidade menor na onda. Além disso, para cabelos com pontas “esticadas” devido à alisamentos, fazer uma escova modelando as pontas antes é praticamente obrigatório para se conseguir um efeito bonito com bom acabamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário